domingo, 2 de novembro de 2008

Diário dos nossos Cabelos


NAO SOU O MEU CABELO!


Afro


back in the day:


Tudo começou quando era miúda, queria ter o cabelo igual ao das minhas amigas caucasianas, lisinho e comprido. A minha mãe para não ter muito Trabalho, pedia a uma vizinha que me fizesse trancas, eu chorava imenso porque ela as apertava demais! O pior era quando o meu pai tinha que me pentear, limitava-se a desembaraçar-me o cabelo e não o prendia, ou seja resultado : JUBA GIGANTE!
A gota de água foi quando a minha mãe me mandou para a escola com dois totós gigantes, um em cada lado da cabeça, com direito a risco ao meio! Cheguei à escola e a primeira coisa que me chamaram foi "Minnie Mouse"! Odiei!

Fashion:

Mal sabia eu que anos mais tarde o meu cabelo viria a definir a minha profissão...
No Mundo da Moda nunca ouvi uma pessoa a dizer que não gosta do meu cabelo! "UAU, QUE JUBA" ,"QUEM ME DERA TER O TEU CABELO","ARRASAS COM ESSE VOLUME"! Estas pessoas não fazem ideia o Trabalhão que dá manter o cabelo saudável, desembaraçado e bonito… Tudo ao mesmo tempo!

No meu primeiro desfile na Moda Lisboa, achava eu que ia ser fácil para o meu cabelo, soltavam-no e já esta! Enganei-me!
Desfile da Lena Aires, calhou-me um cabeleireiro muito conhecido na nossa praça que tinha Fama de ser o "El Matador", no pior sentido do nome! Olhou para o meu cabelo e disse: "Tenho que aLisar isto." Eu até fiquei contente, porque sempre quis o cabelo liso. não fazendo ideia do que me esperava ...Assim que me mete um pente no cabelo e começa a pentear a partir da raiz...eu pensei "É o meu fim! "
O senhor queria à forca desembaraçar o meu cabelo ,como se faz com uma pessoa que o tenha liso! Afro hair tem que ser começado nas pontas e ir subindo gradualmente! O senhor, ou não fazia ideia, ou não estava para se incomodar! Isso não foi o pior...o pior foi quando começou o processo de esticar, o secador no volume máXimoo ou seja a ferver! Uma escova cilíndrica e vai de começar a esticar! Foi a coisa mais dolorosa de sempre, já estava com lágrimas nos olhos, a Blakie passou por mim e perguntou:"O teu cabelo era mesmo para esticar?" e o senhor respondeu por mim:"Sim claro! Como todas as outras!" Depois da tortura fui te com a designer para ver se ela aprovava o look, olhou para mim com um ar confuso, e disse:" Eu queria o teu cabelo natural! Mas pronto agora fica assim!" O senhor ficou eternamente na minha lista Negra!


No desfile seguinte Cravo/Baltazar pediram-me que fosse a casa de banho molhar o cabelo para ficar natural! Escusado será dizer que o fiz um pouco contrariada, tendo em conta a tortura que passei. Enfim, isto já foi há muitos anos, hoje em dia em Portugal não muito mudou! A malta é um bocadinho preguiçosa, olham para o meu cabelo e dizem,"Esta bom assim!" Cambada de preguiçosos, não percebem que com paciência tudo se resolve!

Nowadays:

Isso foi até a Blakie decidir que eu deveria surpreender tudo e todos, e há 3 edições atrás fui a casa dela para um simples corte de cabelo (confio o meu cabelo a muito pouca gente, mas ela sabe o que faz, right Blakie?). Para cortar o cabelo certinho ela teve que o esticar primeiro, com muita paciência, música e comida à mistura! Passamos pelo menos 4 horas a domar o "animal" e ela sugeriu-me que aparecesse na Moda Lx com o cabelo esticado, e foi o que fiz, para surpresa de todos. Os cabeleireiros todos adoraram, e eu também, porque ia ter o mesmo penteado que todas as outras modelos.


No país onde vivo tudo é diferente, porque há imensos produtos para o meu tipo de cabelo, e pessoas cheias de vontade de "brincarem" com ele! Aqui se faço um desfile ou uma produção de Moda, só vou com o cabelo natural se a marca em questão assim o desejar, nunca é por preguiça do cabeleireiro. Há 4 semanas tive a sorte de ter o cabelo cortado pelo cabeleireiro das estrelas Orlando Pita, que cobra 800 dólares por corte, a mim não cobrou nada porque foi para uma revista, que sorte que tive! Super paciente, cuidadoso e acima de tudo curioso, perguntou-me que produtos uso, qual a melhor forma de chegar ao resulto x, y, z com o meu cabelo, e deu-me imensos conselhos!


Conclusão : com o cabelo liso, encaracolado, ondulado ou afro, é sempre preciso paciência e acima de tudo cuidado.
O cabelo não nos define, é apenas um "acessório" na nossa "moldura". =)
Apesar da relação amor-ódio que possamos ter com o nosso cabelo, devemos sempre estar orgulhosos do que temos pois faz paz da nossa herança genética.

6 comentários:

Tynynha1211 disse...

Ahhhhh, as mulheres e os seus cabelos... o que dizer? Ninguém está satisfeito com nada, right? Eu por exemplo, no que toca a cabelos, damn! Muito liso, demasiado até. Não consigo fazer nada dele. Se quero prender, elástico cai. Se quero encaracolar, fica liso ao fim de 10 minutos. Acabo por desistir porque para durar 10 minutos, nem vale a pena. Gosto dele de qualquer maneira, mas como já disse, nunca estamos contentes. By the way: que tal conselhos(podem ser raros =) ) para branquelas como eu? eheh

Afro: identifiquei-te pelos pom-pons de lado! AHAHAHAHAH

Continuem o bom trabalho.

Anónimo disse...

Olá,

Tenho andado num forte dilema com relação ao meu cabelo, alguém me pode dar a indicação de um bom cabeleireiro em Lisboa para cabelos afro????

Blakie disse...

Em resposta à "Anonima" (que presumimos tratar-se de uma mulher) aqui vai o contacto de um salão que achamos ser uma boa aposta!

Salão FOR YOU (Av Almirante Reis)

Infelizmente não temos um contacto fixo de telefone, mas basta um passeio pelo Martim Moniz para descobrir o nº da porta!

Blakie disse...

E para a Tynynha1211:

Vamos tentar melhorar os nossos conhecimentos relativamente às "branquelas".
Como ainda não nos consideramos "experts" preferimos não arriscar (para já) nos conselhos...

Anónimo disse...

Olá,

descobri o vosso blog quando procurava um sitio onde pudesse fazer curly ou permanene afro em Lisboa com confiança e devo dizer-vos q gostei bastante dos vossos posts.
Gostaria que me dessem corrdenadas do sitio ideal para a "tal operação".

Anónimo disse...

Olá pro favor alguém poderia me dar uma dica sobre produtos afros para cabelos sem quimica para minha filhar ja usei varios produtos e nada adianta ela tem os cabelos bem cacheados e finos obrigada!